Localizada as margens da lagoa que leva seu nome, lagoa de Imaruí, a 20 km do Porto de Imbituba, a 70 km do Aeroporto Regional de Jaguaruna, próxima da Capital Catarinense e de fácil acesso à BR 101, que está praticamente duplicada, Imaruí tem capacidade de receber novos investimentos, gerar novos empregos e impulsionar a economia da cidade.
Pensado nisso foi criado o Plano de Benefícios para Implantação de Empresas no Município, o Imã. O programa incentiva através de subsídios, que podem ser fiscais ou imobiliários, a instalação de empresas que queiram se instalar na cidade. Antes da aprovação, um conselho que envolve membros do poder executivo, legislativo e da sociedade civil, analisam as propostas da empresa e viabilizam quais benefícios serão concedidos.
O projeto está sendo implantado gradativamente no município. Uma empresa do ramo alimentício já foi contemplada com os benefícios e autorizada pelo conselho gestor. A previsão é de se instalar em 2016, e deve gerar mais de 100 empregos diretos. Outra ação do plano é a criação de um Parque Industrial no município. “Como hoje ainda estamos iniciando esse projeto de desenvolvimento econômico, o Parque Industrial é um projeto mais em longo prazo. Atualmente o município analisa as áreas que já tem disponibilidade e que já são pertencentes ao poder público, e após a autorização do conselho, o município concede direito real de uso dessas áreas para as empresas beneficiadas.” Esclarece Evelyn Scapin, Procuradora Jurídica de Imaruí.
Ainda no projeto Imã, desde 2013 o município tem realizado um programa de estágios. Mais de 130 estudantes já participaram do projeto que é uma parceria entre a prefeitura municipal e o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. O estágio, além de gerar renda aos jovens, proporciona um maior conhecimento e também pode contribuir na decisão de qual carreira profissional seguir. "Hoje eu estudo pedagogia, mas a área social, a qual eu faço estágio, é uma área que eu também me identifico bastante. Eu acho isso válido porque futuramente eu também posso cursar serviço social.” Acrescenta Caroline de Souza Brasil, Estagiária do CRAS.
E são com projetos como esses que Imaruí pretende evitar a evasão dos jovens e empreendedores da cidade, buscando projetos que possam aprimorar e viabilizar o crescimento econômico da “Pequena Jóia do Litoral Catarinense”.
Saiba mais sobre Imaruí nesta Sexta-feira (01), às 21h30min na Unisul TV, no Unisul Repórter Especial sobre a cidade. Conheça as ações que estão sendo desenvolvidas no campo, na pesca e no turismo. Na tradição açoriana tem a produção da Farinha de Mandioca e a Renda de Bilros, um projeto está resgatando a tradição das rendeiras na cidade. Na música o destaque é para a Banda Municipal e um especial sobre o “Gaúcho Alegre do Rádio”, Pedro Raymundo, que é natural de Imaruí e fez sucesso no rádio brasileiro na década de 40.
UnisulTV, região de Tubarão canal 4, Laguna 26 ou acompanhe pela internet: www.unisultv.com.br