De acordo com o vereador Jean Ricardo, do PP, propositor do projeto e nomeado como presidente da Escola, a criação deste projeto não trará oneração à Câmara de Vereadores de Garopaba.
Porém a Portaria nº 15, que cria a Escola, declara no artigo 12 que para o atendimento dos programas e atividades, poderá ser utilizado recursos orçamentários da Câmara.
Jean Ricardo menciona que o projeto já existe em diversos municípios e o principal objetivo é a aproximação da Câmara com a sociedade, capacitando os vereadores e servidores da casa com projetos pedagógicos e educativos. Sobre os custos, o vereador garantiu que haverá apenas capacitações de forma gratuita, com parcerias com a Assembleia Legislativa, com o Senado Federal e Universidades.
Segundo ele, é preciso que o poder legislativo esteja próximo da comunidade, ouvindo as demandas e trabalhando para ações democráticas e participativas nas decisões do município.
O Vereador Jean Ricardo preside o Conselho Escolar que é coordenado pelo servidor Ronaldo Amaral Gonçalves, possui assessoria jurídica de Emanuel Quaresma e como diretor administrativo foi nomeado o servidor Ivaldo Lobo Filho.