O primeiro voo comercial JJ3818 da empresa aérea TAM aterrizou no aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi por volta das duas e meia da tarde desta segunda-feira (27/04).
Foto Cedida Folha Regional de Jaguaruna |
Os primeiros a desceram da aeronave foram os políticos José Milton Schefer, deputado estadual, o prefeito de Jaguaruna Luiz Napoli e o deputado Federal Edinho Bez que por pouco não foi agredido por manifestantes. Ao parar no saguão para dar entrevistas a confusão aumentou e a Polícia Militar precisou disparar gás de pimenta para conter os manifestantes.
O ex-deputado Joares Ponticelli, presidente estadual do PP, foi recebido com vaias, os manifestantes gritavam “inimigo da educação”. O Deputado não se intimidou e os mandou “trabalhar”.
A solenidade que estava prevista, para inaugurar o primeiro voo, foi cancelada e o governador Raimundo Colombo, que estava em visita ao oeste catarinense, juntamente com a presidente Dilma Rousseff, não compareceu.
Os manifestantes, em grande maioria, eram servidores da educação que estão em greve a mais de um mês que reivindicam o plano de carreira do ministério estadual e a revogação da medida provisória e altera o salário dos ACTS, havia manifestação dentro e fora do terminal e também tinham placas contra a Lei da terceirização, a qual o deputado federal Edinho Bez votou a favor.
Cerca de cinco mil pessoas estavam no terminal, para acompanhar o ato histórico do primeiro voo comercial com a aeronave Airbus modelo A319, que tem capacidade para 144 passageiros. O trecho entre Jaguaruna e São Paulo será realizado de segunda a sexta-feira.
Foto Cedida Folha Regional de Jaguaruna |
A aeronave decolou as 15h05min com o primeiro voo com destino ao aeroporto de Congonhas em São Paulo com lotação máxima de 144 passageiros.