A homenagem tem o objetivo de inspirar novas mobilizações que tragam melhorias para a região sul. Mesmo se passado onze anos a rodovia, no trecho sul de Santa Catarina, ainda não está com a duplicação totalmente concluída. Para o presidente da câmara de vereadores de Laguna Roberto Carlos Alves o atraso na entrega da ponte Anita Garibaldi é normal em obras de grande porte como aquela. “Dois meses de atraso está dentro do cronograma, era prevista a inauguração para maio e agora tudo indica que será em julho, então a população deve entender que o atraso é fundamental para a conclusão”, declara Roberto.
O presidente da câmara de Garopaba Luiz Bernardo recebeu a homenagem, pela contribuição na luta pela duplicação da rodovia federal. Representando o Jornal da Praia, o comunicador Maurício Dapper que faz parte da equipe de profissionais do jornal recebeu também a homenagem feita ao veículo pela cobertura nos eventos relacionados a duplicação da rodovia.
A marcha que aconteceu em 2004 durou 24 dias e ao todo foram percorridos 348 quilômetros. Na época foi protestado pelas vítimas da rodovia chamando a atenção pela necessidade da duplicação. Pescaria brava na época ainda não era emancipada mas a população do então bairro de laguna participaram da marcha por isso receberam o reconhecimento. “Nós já lutávamos pela necessidade de melhorias na rodovia, portanto assim como os outros municípios é justa essa homenagem pela conquista. Hoje a obra está quase pronta faltando poucos detalhes como o túnel do Morro do Formigão e a ponte Anita Garibaldi então uma homenagem merecida pelo desenvolvimento e pela redução de acidentes”, disse a vereadora Rosilene Faísca da Silva que representou a presidente da câmara de vereadores de Pescaria Brava Janaina Felipe Lemos Botega.
A cerimônia foi idealizada pelo ex-vereador de Içara Wagner Pizzetti e teve a proposta do vereador de Criciúma Vanderlei Zilli. O deputado Manoel Mota que já caminhoneiro e lutou muito pela duplicação também foi homenageado Mota relembrou o primeiro ato feito para chamar a atenção do Governo Federal. “Em 2003 nós levantamos a bandeira, fechamos a ponte de Laguna às seis horas da manhã e abrimos às quatro horas da tarde, registramos setenta quilômetros de fila tripla de caminhões. Tudo isso com dez pessoas e ali começou a nossa caminhada pela duplicação”, pronunciou o deputado.